16 de setembro de 2014

P.S. - Eu Amo-te de Cecelia Ahern



Holly fica sozinha quando o marido Gerry morre. Como viver sem o grande amor da sua vida. Gerry sabia como Holly ia sofrer depois que partisse. Assim, antes de morrer, Gerry escreveu dez cartas, para tornar a sua ausência mais suportável para Holly. Em cada uma das cartas, Gerry, pede a Holly para ela fazer coisas simples, coisas que teriam feito em conjunto.
Holly nunca esquecerá Gerry mas será que vai aprender a viver sem ele?

Eu comprei este livro pelo titulo, nem olhei para o sinopse. Quando comecei a ler pensei que fosse uma leitura mais pesada, já que Gerry morre devido a um tumor cerebral, mas surpreendentemente até me ri em algumas partes (é claro que também chorei).
Fiquei um pouco dececionada por Holly não ter um final definido (casar-se novamente, ter filhos ou outra situação definitiva). Gostava que a autora tivesse desenvolvido mais o final/futuro de Holly mas como Gerry está sempre nos seus pensamentos e fará sempre parte de Holly acho que Cecelia Ahern tem alguma razão em não dar um “Viveram felizes para sempre” à protagonista, a autora ,fez a escolha, embora em prefira um final mais romântico.
O livro tem frases muito bonitas e inspiradoras mas sem dúvida que a última resume a vida de Holly desde o momento em que Gerry morreu.
A frase é: “Entretanto, limitava-se a ir vivendo.”
Este é o final que a autora dá à protagonista de maneira a deixar em aberto, a sua história, e dar imensas possibilidades dos leitores sonharem com o final que Holly merecia. Daqui para a frente fica ao critério do leitor imaginar o futuro de Holly.
Para quem não viu o filme, na minha opinião, gosto mais do livro (e vai ser muito difícil, eu achar, um filme que seja melhor do que o livro).

Classificação: 3 estrelas

5 comentários:

  1. Ois,

    Parece um livro interessante e comovente e acho muito raro um filme ser melhor que os livros, que me lembre apenas O Silencio dos Inocentes e o Senhor dos Anéis :D

    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Já me aconteceu ver o filme primeiro e gostar. Quando li o livro comecei a detestar o filme.

      Eliminar
  2. Eu já conheço a história porque vi o filme sem saber que havia o livro, agora quero ver se arranjo o livro para ler pois para mim os livros são sempre melhores que os filmes, por tudo aquilo que transmitem.

    Só um conselho: Nas tuas opiniões nunca escrevas o que acontece no livro, como foi o caso de dizeres do que o Gerry tinha morrido ou que no final não se sabe o que acontece à Holly, etc.
    Eu por acaso já conheço a história, mas se não conhecesse era o suficiente para já não ler o livro.
    A isso chama-se spoiler (Informação que revela partes importantes do enredo de um filme, de uma série televisiva ou de um livro, sobretudo para quem ainda não os viu ou leu) e é horrível.
    Pelo menos se o fizeres mete um aviso "Contém spoiler".
    Boa sorte ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      O filme não é uma cópia exata do livro, há algumas diferenças. Tenho a certeza que vais adorar o livro.

      Quanto aos spoilers quero-te agradecer pelo aviso. Eu até já fiz um post sobre os spoilers e tento não revelar muito mas desta vez distraí-me. Terei ainda mais cuidado daqui para a frente.
      Espero que não te tenha desmotivado de ler o livro porque o meu intuito ao fazer este post é precisamente o inverso.

      Bjos

      Eliminar
    2. Claro que não desmotivaste de forma alguma, já conheço a história, já estou a contar com o final quando o começar a ler, lool
      Mas o que não estou a contar é com a magia que a autora me vai transmitir e não os realizadores e estou ansiosa por o ler! <3

      Eliminar