22 de outubro de 2014

Liga-me de Sarah Mlynowski



Devi tem 14 anos e Devi tem 17 anos. Uma anda no primeiro ano e a outra anda no último ano. Para além do nome e de frequentarem a mesma escola, o que tem em comum estas duas raparigas? São a mesma pessoa.
Quando Ivy (nome dado à Devi mais velha) deixa cair o telemóvel na fonte dos desejos parece que o aparelho deixou de funcionar mas, por sorte, consegue telefonar a uma única pessoa, a Devi caloira.
No inicio, do livro, Ivy é uma rapariga sem amigas, o namorado acabou com ela à pouco tempo, o pai está desempregado e a mãe chega sempre cansada e tarde a casa. O mundo de Ivy está a desmoronar mas quando consegue falar consigo mesma (quando tinha 14 anos) decide que vai alterar a sua vida e o objetivo máximo é entrar numa boa universidade. Ivy diz a Devi o que deve fazer para poderem ter um futuro melhor mas as coisas não correm como estavam à espera. As duas, descobrem que mexer no passado trás grandes consequências e nem todas são boas.

O que farias se pudesses falar contigo mesmo (a), quando eras mais novo (a)? Tentavas salvar o mundo? Davas conselhos amorosos? Davas os números do Euromilhões?
Acho que todos nós, em algum momento da nossa vida, desejamos voltar atrás no tempo ou poder-nos avisar “não faças aquilo”. Eu provavelmente tentava mudar algumas coisas, não considero grandes erros, mas se pudesse alterar o meu passado fazia algumas mudanças.
Voltando ao livro. Desde que li a sinopse deste livro, achei-o fabuloso e quis comprá-lo o mais depressa possível. Fiquei muito surpreendida, pela positiva, porque ele superou as minhas expetativas, foi ainda melhor do que estava à espera.
Eu estava sempre ansiosa para ver qual as consequências, no mundo de Ivy, quando Devi alterava alguma coisa, no passado. Algumas situações foram previsíveis e foi fácil saber qual a consequência mas na maior parte das situações foi uma surpresa o que acontecia a Ivy.
É uma história super juvenil, sem tragédias ou um grande amor mas surpreendentemente engraçado até um pouco cómico. É um livro para todas as idades.
O livro é pequeno 240 páginas e lê-se num estante. Eu devorei-o em 2 dias (noites).

Classificação: 5 estrelas

2 comentários:

  1. Olá,

    Bem depois de ler este comentário não posso ficar indiferente, deve ser sem duvida um excelente livro :)

    bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito bom, ideal se quiseres uma leitura leve e rápida. Algo para descontrair.

      Eliminar