12 de janeiro de 2015

Mão morta: Um crime em Calcutá de Paul Theroux


Pode conter Spoiler

Este é um daqueles livros que não me surpreendeu mas conseguiu irritar-me.

A primeira coisa que me irritou foi a mudança de opinião sobre Merrill, para não falar que em determinado momento diz que está apaixonado e passado poucas páginas já não está e depois volta a estar.
A primeira impressão de Jerry sobre  Merrill foi que ela era presunçosa e assim que a vê muda imediatamente de opinião e considera-a talentosa (é claro que isso tem a ver com as massagens tântrícas que ela lhe faz por diversas vezes) e depois muda de ideias e volta a mudar.
Outra das coisas que me  irrita é que Jerry faz tudo o que Merrill lhe pede sendo praticamente seu escravo. Merrill é o centro de tudo, é quem orienta e manipula Jerry. É quem “mexe os pauzinhos” para que todos façam o que pretende. Outra coisa irritante é que o livro devia ser sobre obter as respostas ás perguntas: quem era a vitima, porque deixaram uma criança morta no hotel, porquê aquele quarto, quem é o assassino. Mas Jerry passa mais tempo com  Merrill e a tentar agradar-lhe do que a descobrir o que se passou no hotel. Na verdade, as provas veem ter com Jerry e ele nem precisa de as procurar.

O que mais gostei foi de ficar a saber um pouco mais sobre a Índia. Aprendi algumas palavras indianas e o livro também aborda alguns problemas sociais e é apresentada uma Índia pobre onde existe exploração infantil. O autor não faz floreios nem tenta justificar o porquê de ser assim.

Uma das coisas que não percebi foi quando um escritor chamado Paul Theroux se encontrou com Jerry e lhe  pediu informações sobre Merrill. Este encontro não influenciou em nada a história e se tirasse os parágrafos referentes ao encontro a narrativa prosseguia sem qualquer alteração.

Esta opinião é bastante negativa mas achei o livro muito medíocre e as respostas às perguntas (que eu fiz) são aceitáveis mas não impressionantes ou criativas. A resolução dos mistérios e o próprio final foram muito fraquinhos.
Nunca poderia dar uma opinião positiva quando não gostei do livro.
 
Classificação: 2 estrelas

4 comentários:

  1. Ois,

    Muito bem gostei da tua franqueza é assim mesmo é um livro que não vou ler, mas é sempre bom conhcer esse magnifico pais que deve ser a India :)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      A Índia também é um dos países que eu gostava de visitar. Adorava dar a volta ao mundo, não em 80 dias mas levar mais tempo para viver outras culturas.

      Bjos

      Eliminar
    2. lol por acaso fiz uma mensagem sobre isso o desejo de viajar :D

      Eliminar
    3. Tenho que ir ver a tua mensagem. Talvez existam outros locais em comum, para além da Índia.

      Eliminar