26 de janeiro de 2015

Minha Querida Inês de Margarida Rebelo Pinto


Dizem que à “terceira é de vez” mas desta vez enganaram-se. Este é o terceiro livro que leio desta autora, e embora tenha gostado (mais do que dos outros) ainda “não me encheu as medidas”. Eu tenho lido esta autora porque são livros da biblioteca. Caso contrário ainda não teria lido nenhum livro da autora.

Todos nós conhecemos a história trágica de D. Pedro e de D. Inês. Esta é uma das minhas histórias favoritas (ou era antes deste livro) sobre Portugal embora quando se fala em Pedro e Inês me esqueço disso e dou mais importância ao amor impossível deles. O que posso dizer? Sou uma romântica incorrigível.

Este livro diz respeito aos últimos dias de vida de Dona Inês (mais precisamente aos últimos 7 dias). É Dona Inês que nos conta, na primeira pessoa, todas as suas preocupações, medos, inseguranças, opiniões e sentimentos.

[Spoiler: Mas o livro foi um desapontamento porque o encanto do amor impossível foi destruído ao deparar-me com um D. Pedro homossexual que não se casou com D. Inês apenas para enfrentar o pai.
Será que Pedro amava realmente Inês? Foi a pergunta que me fiz no final do livro.]

O que mais me surpreendeu foi o texto de teor sexual (não estava à espera) porque nos outros livros, da autora,  as referencias a sexo eram muito leves, quase inexistentes.

Estive quase para dar 2 estrela e não consigo decidir se dei 3 estrelas porque realmente gostei do livro ou porque gosto da história e me deixei envolver.

Classificação: 3 estrelas

10 comentários:

  1. Olá,

    Não é uma escritora que me puxe para ler, mas quem sabe um dia :)

    Vejo que ainda teve ai uns momentos "picantes" eheeh

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Eu só continuo ler livros desta autora porque não os comprei, de outra forma já tinha desistido.
      Realmente o que mais me surpreendeu foi, no final, as descrições sexuais.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá!

    Só li um livro da Margarida Rebelo Pinto e não gostei. Não é um tipo de leitura que goste. Acho que não vou ler mais livros da autora, pelo menos para já :)
    Mas acho que fizeste bem em tentar novamente. Por vezes pensamos que não gostamos e podia ter sido só aquele livro.

    Beijinhos e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Tens razão. Só porque não gostamos de um ou no meu caso de três livros de um autor não significa que não exista um que gosto.
      “Quem procura sempre encontra” no nosso caso quem lê acaba por encontrar um livro que goste. Ainda tenho esperanças.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Olá Tânia
    Na volta D.Pedro era mesmo homossexual eheheheheh, até tinha a sua piada no meio de tantos romances com D. Inês vir-se a descobrir a homossexualidade de D. Pedro.
    Tenho que ler o livro não para já pois tenho outros pela frente mas tenho que lhe pegar.
    Beijinhos e boas leituras.
    P.S. Desta escritora aconselho vivamente Alma de Pássaro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Não sei se é verdade ou invensão essa parte da orientação sexual de D. Pedro mas seria muito engraçado se fosse verdade.
      Obrigada pela sugestão do livro Alma de Pássaro. Vou tentar encontra-lo a um bom preço já que na biblioteca onde vou no o tem, já andei à procura.
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Não me parece que ela irá alguma vez encher-te as medidas! Pelo menos a mim nunca irá encher, é pela :)
    Boas leituras!
    http://ocantinhodoslivrosangie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Angie,
      Eu ainda continuo confiante que vou encontrar um livro que goste.
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Esta era uma escritora que gostava de ler nos meus 15 anos como leitura ligeira e para comentar com as amigas, naquela fase dos amores e desamores ;) Li o Não há Coincidências e o Sei Lá... Mas nunca mais peguei em nenhum. Este até me chamava, mas depois de ler a tua opinião... já pus a ideia de parte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Só porque eu não gostei isso não significa que também não gostes. Até podes gostar mas nunca o saberás se não o leres.
      Eu gosto de tirar as minhas próprias conclusões porque já tem acontecido eu ter as expectativas baixas e até gostar do livro e normalmente quando as tenho demasiado elevadas acabo por não apreciar o livros.
      Beijinhos

      Eliminar