27 de fevereiro de 2015

Madrugada Suja de Miguel Sousa Tavares




Sinopse

No princípio, há uma madrugada suja: uma noite de álcool de estudantes que acaba num pesadelo que vai perseguir os seus protagonistas durante anos. Depois, há uma aldeia do interior alentejano que se vai despovoando aos poucos, até restar apenas um avô e um neto. Filipe, o neto, parte para o mundo sem esquecer a sua aldeia e tudo o que lá aprendeu. As circunstâncias do seu trabalho levam-no a tropeçar num caso de corrupção política, que vai da base até ao topo. Ele enreda-se na trama, ao mesmo tempo que esta se confunde com o seu passado esquecido. Intercaladamente, e através de várias vozes narrativas, seguimos o destino dessa aldeia e em simultâneo o dos protagonistas daquela madrugada suja e daquela intriga política. Até que o final do dia e o raio verde venham pôr em ordem o caos aparente.

Opinião

O autor começa por narrar uma tragédia que aconteceu no Cromeleque dos Almendres numa madrugada suja. A descrição dessa noite é comovente e prende o leitor de imediato ao livro. Isto porque o presente, no livro, acontece cinco anos após o acidente mas até chegar a esse momento temos de ler sobre o que aconteceu muitos anos antes na aldeia de Medronhais da Serra.

Madrugada Suja aborda a história de três personagens, que são: Filipe Madruga, Eva Ribeiro e Luís Morais. Mas também é a história de Medronhais da Serra e dos seus habitantes.
Filipe Madruga é a primeira personagem que nos é apresentada. Filipe nasceu e cresceu em Medronhais da Serra e a sua história é narrada pelo próprio como também pelo pai, mãe e avós paternos. Ao mesmo tempo o leitor fica a conhecer os habitantes de Medronhais da Serra.
De seguida temos Eva Ribeiro a pessoa que mais dificuldades teve de ultrapassar depois da tragédia que mudou a sua vida. E é também relatada a ascensão de Luís Morais, que teve uma passagem muito breve por Medronhais da Serra, como médico. Por último temos Medronhais da Serra e os seus habitantes que pouco a pouco a abandonam deixando apenas um habitante.

Deparei-me com temas muito atuais e de grande interesse público, desde a desertificação das aldeias, a política, a corrupção, o suborno, a justiça e o caminho que uma pessoa comum percorreu para obter “dinheiro fácil” e chegar ao poder.

Este é o primeiro livro que leio do autor mas pretendo voltar a ler mais livros de Miguel Sousa Tavares.
Classificação: Gostei

8 comentários:

  1. Olá Tânia,
    Acreditas que só li um livro deste escritor que foi No teu deserto, adorei. Contudo não é um escritor que puxe muito por mim, não sei bem porquê mas não tenho vontade de ler mais. Mas a tua opinião e a sinopse de Madrugada Suja chamaram-me a atenção e talvez venha a adquirir.
    Beijinhos e boas leituras;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Eu gostei muito de Madrugada Suja e embora seja o 1º livro que leio do autor quero ler mais. Talvez No teu deserto seja a minha próxima aposta.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Viva,

    Do escritor apenas li "Equador" e gostei bastante, não li ainda mais livros do escritor porque são caros :D

    Pelo que vejo este é um livro bem interessante, gostei do teu comentário ;)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Eu também quero ler Equador mas estou um pouco reticente porque vi a mini série que deu na TVI há alguns anos atrás e embora tenha gostado não me cativou.
      Quanto ao preço este foi gratuito embora tive que o devolver à biblioteca.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Olá! Confesso que ainda não li nenhum livro do autor embora só encontre opiniões positivas:) Gostei da tua opinião sobre este livro e talvez seja uma das minhas leituras para este ano visto que pretendo ler mais autores portugueses.

    Boas leituras;)

    http://somaisum-livro.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Eu gostei muito da escrita de Miguel Sousa Tavares, li o livro num instante.
      Fazes bem em apostar em autores Portugueses.
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Olá Tânia,

    Ainda não li nenhum livro do autor. Tenho o "Equador" na estante para ler, mas confesso que nunca tenho vontade de o ler. Vamos lá ver se é este ano.

    Beijinhos e o boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isaura,
      Equador também é um dos livros que quero ler, tem muitas opiniões positivas mas como vi a série de TV estou um pouco indecisa.
      Ainda não sei qual/quais livros vou ler mas quero ler mais deste autor.
      Beijinhos

      Eliminar