14 de fevereiro de 2015

Talamh de A. J. Preto e Z. P. Almeida


Sinopse

No princípio, O Dagda e a sua consorte, A Morrígan, criaram o Universo. Para o reger criaram seres, os restantes dé, que, à semelhança deles próprios, coabitam aos pares. Cada dé olha para o Universo de forma diferente. Uns escolhem moldá-lo, outros educá-lo, os mais ousados decidiram povoá-lo.

Opinião

A sinopse não diz nada sobre a história até parece que não pertence a este livro. Foi tirada do prefácio e é a descrição de como surgiu o mundo. Para além do termos dé existem outros como: Dán, Edaat-grul, eezyrn, kulfire. Para saberem o que significam estas palavras e outras tem de ler o livro.
Para mim, as primeiras páginas foram um bocadinho confusas e não consegui perceber o que estava a acontecer. Quando comecei a perceber voltei atrás e só aí consegui entender o início. Outra coisa que me confundiu foi o facto de umas vezes a narração ser na terceira pessoa e outras vezes ser na primeira (algumas vezes demorei a descobrir qual dos três rapazes narrava a história porque na maioria das vezes era Anjou mas também vemos a perspetiva de Hawcon e de Streetcheaner).

Os autores apresentam Tír Na nÓg, um lugar onde existem vampiros, lobisomens, fénix, harpias, anões e muitas outras criaturas. Eu considero cliché o facto de os escolhidos serem do “nosso mundo” e serem transportados para o outro (Tír Na nÓg) e só eles podem salvar o mundo.
Ao chegar ao novo mundo os 3 rapazes (que são chamados de Na Daoine Roghnaithe, os escolhidos) são treinados e e-lhes dado a oportunidade de escolher que tipo de criatura querem ser. A partir daí o leitor encontra muita ação, aventura, lutas, magia e criaturas fantásticas.

Depois temos um pequeno pormenor que me agradou bastante. Nas páginas, junto ao número da página tem desenhada uma espada.



Eu acredito que os livros são para todas as pessoas e que um homem pode ler um romance bem lamechas e uma mulher pode ler thriller ou criminal. Mas a meu ver, este livro, é mais direcionado para rapazes adolescentes (a partir dos 11 ou 12 anos). Eu sou uma mulher adulta  e como podem ver li o livro mesmo sabendo que eu não faço parte do público alvo. O que me interessa é que história chame a minha atenção independentemente do género ou qual o público alvo a que está destinado.

Quero deixar uma sugestão. Acho que o livro seria mais interessante (e apelativo para a faixa etária que eu referi) se fosse uma BD (banda desenhada) ou graphic novels, como lhe chamam agora. Eu gostaria de ver as imagens dos jogos, as lutas e a visita que fizeram ao Templo. Talvez porque o livro fez-me lembrar dos desenhos da TV é que me parece que o livro seria muito mais interessante se fosse uma BD.

Tendo em consideração que o livro foi escrito por dois adolescentes (17 e 14 anos segundo a aba da contracapa) achei-o bastante bom. Já li livros, de autores adultos, muito piores.
Classificação: Gostei


4 comentários:

  1. Olá,

    O importante e lermos um bom livro, os do Potter por exemplo é para um publico juvenil, mas ainda asssim gostei :)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Concordo o mais importante é gostar do livro. Não interessa a que faixa etária é destinado.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá Tânia
    Eu já ultrapassei os 40 e ainda tenho aqui para ler a saga de Eragon e aos 30 li a saga do Harry Potter o que interessa é lermos o que gostamos de ler.
    Beijocas e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá
      Estou totalmente de acordo contigo. Devemos ler o que gostamos independentemente da nossa idade ou género.
      Beijinhos

      Eliminar