27 de março de 2015

A culpa é das estrelas de John Green


Sinopse

Apesar do milagre da medicina que fez diminuir o tumor que a atacara há alguns anos, Hazel nunca tinha conhecido outra situação que não a de doente terminal, sendo o capítulo final da sua vida parte integrante do seu diagnóstico. Mas com a chegada repentina ao Grupo de Apoio dos Miúdos com Cancro de uma atraente reviravolta de seu nome Augustus Waters, a história de Hazel vê-se agora prestes a ser completamente reescrita.

PERSPICAZ, ARROJADO, IRREVERENTE E CRU, A Culpa é das Estrelas é a obra mais ambiciosa e comovente que o premiado autor John Green nos apresentou até hoje, explorando de maneira brilhante a aventura divertida, empolgante e trágica que é estar-se vivo e apaixonado.

Opinião

Quando vi o livro na biblioteca não queria acreditar, quase que dei pulos de contentamento. Este era daqueles livros que quando vi as primeiras opiniões quis muito ler mas depois decidi que era demasiado dramático e era preferível esperar mais algum tempo. Mas vendo o livro à minha frente não consegui resistir. Embora estivessem outros livros recentes (o que é muito raro e espero conseguir ir requisitando-os ao longo dos próximos meses) este foi a primeira escolha.

Hazel é uma rapariga de 16 anos que aos 13 foi-lhe diagnosticado tiróide com metástase nos pulmões, Gus está em remissão de osteossarcoma mas conhecem-se num grupo de apoio para adolescentes com cancro. A vida dos dois jovens vai sofrer algumas mudanças a partir do momento em que se conhecem e surpreendentemente Hazel e Gus (apesar das suas condições) são divertidos e até “brincam” com a situação.

Até cerca de metade do livro as coisas correm relativamente bem, são jovens divertidos, capazes de fazer piadas sobre a doença, médicos e enfermeiras. As coisas começam a complicar a partir do momento em que conhecerem o autor do livro favorito de Hazel (se algum dos meus autores favoritos tiver o feitio daquele prefiro nunca o conhecer).
A torneira abriu (traduzindo: comecei a chorar) antes dos jovens regressarem de Amesterdão e continuei a chorar algumas páginas mais à frente.

Mas o livro não fala apenas de jovens a lutar contra o cancro embora Hazel já não tem esperanças, apenas espera pelo inevitável. O livro fala de amor, amizade e obsessão por encontrar respostas para o final do livro preferido de Hazel que terminou sem dar as respostas.

Sei que este livro é muito comentado entre os bloggers e acho que de ter visto tantas opiniões super positivas tinha as expetativas demasiado elevadas e não consegui apreciar devidamente. Mas gostei muito e foi uma boa leitura.

Classificação: Muito bom

14 comentários:

  1. Olá,

    Estou contigo vejo tanta gente a dizer bem deste livro que tenho mesmo que ler e deve ser mesmo cativante, a ver se encontro ou peço emprestado ;)

    E é normal que te comovas, acontece a muito boa gente :D

    bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Ver opiniões pode ser bom mas também pode ser mau. Não é a primeira vez que acontece ter as expectativas elevadas porque todos falam bem do livro e depois eu não o considero assim tão bom.

      Gostei de "A culpa é das estrelas" mas esperava mais.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá
    Eu li o livro quando só se falava do livro e da sua adaptação ao cinema, estava com as expectativas super elevada, não posso dizer que me desiludi mas contava com muito mais. Talvez se tivesse partido às cegas para a leitura sem qualquer tipo de expectativas tivesse adorado o livro mas como ia com elas muito elevadas considerei-o acho eu muito bom pelos temas abordados e a forma como foram abordados. Mas continuo a dizer que contava com muito mais.
    Beijinhos e boas leituras;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Também sou da tua opinião. É um bom livro mas talvez tivesse gostado mais se não tivesse visto tantas opiniões.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Olá!

    Primeiro, fico contente por saber que este livro já existe em bibliotecas! É uma excelente noticia!

    Eu não li o livro...ainda. Tenho ouvido falar muito bem dele que talvez um dia o leia. Ainda bem que gostaste.

    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
  4. Olá,
    A biblioteca onde vou decidiu, no inicio deste ano, adquirir ou recebeu alguma doação de livros editados em 2014. Nós leitores e frequentadores da biblioteca é que ficamos a ganhar.
    Gostei muito deste livro e lê-se num instante.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Estou quase quase a acabar! Naquela parte em que a torneira já não dá para manter fechada! Já tinha visto o filme, e foi isso que me impeliu a ler o livro e confesso que não estou nada decepcionada. Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oĺa,
      Ainda bem que estás a gostar. Acho que é impossível ler o livro sem derramar uma única lágrima.
      Beijinhso

      Eliminar
    2. Agora espero pela crítica à série private :D

      Eliminar
    3. Em breve faço post mas posso dizer que gostei muito.

      Eliminar
  6. Olá!
    Eu só tenho leio coisas boas sobre o livro, expectativas bem lá em cima que ainda nem tive coragem de pegar no livro, porque confesso que tenho algum receio de sair desiludida por esperar tanto. Estou à espera do momento certo para pegar neste livro.
    Gostei muito da tua opinião e tenho a dizer que acho ótimo que existam bibliotecas com livros assim recentes para serem requisitados, sinceramente até tenho pena que isso não aconteça em mais bibliotecas porque são oportunidades únicas e muito boas para quem gosta de ler.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Fazes bem em ler o livro nem que seja quando já não te lembrares das opiniões que leste.

      No início deste ano apareceram alguns livros recentes na biblioteca (é claro que também são os mais cobiçados) mas espero conseguir requisitá-los.
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Olá! Curiosamente ainda não li o livro. Vi o filme e gostei. Na altura preferi ler outras obras do autor que eram-me desconhecidas. Embora até sinta vontade de ler o livro por enquanto não é uma leitura que pretendo ler neste "momento" e talvez até tenho um receio de criar demasiadas expetativas sobre este livro... felizmente consigo encontrar alguns livros deste autor em bibliotecas.

    p.s Respondi a tag em que fui nomeada por ti. Se quiseres poderás ver as respostas: http://somaisum-livro.blogspot.pt/2015/04/tag-liebster-awar.html


    Beijos e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Normalmente gosto mais dos livros do que dos filmes. Não vi o filme A culpa é das estrelas e se o vir será quando o livro estiver mais esquecido.
      Obrigada por me avisares. Vou dar uma vista de olhos nas tuas respostas.
      Beijinhos

      Eliminar