11 de março de 2015

O Bibliotecário de A. M. Dean




Sinopse

O Bibliotecário é um romance rico e aliciante, baseado numa pesquisa histórica profunda. A história envolve um dos tesouros da Antiguidade e passa-se numa série de cenários exóticos e marcados pelo mistério, mantendo o suspense até ao último momento.
Arno Holmstrand, um reputado académico, deixa um conjunto de pistas à jovem professora universitária Emily momentos antes de ser assassinado. Esta inicia então uma busca tão inesperada quanto perigosa: a localização da biblioteca perdida de Alexandria. Durante sete séculos, o edifício guardou o maior património cultural e científico da Antiguidade. O mundo julga esse tesouro perdido para todo o sempre, mas as evidências levam Emily a questionar a história…

Opinião

Antevendo a sua morte, Arno orquestra um plano para deixar a Emily algumas pistas para encontrar um dos maiores tesouros perdidos. Mas para Arno a Biblioteca de Alexandria nunca esteve perdida. A professora começa assim a desvendar pista após pista mas há uma organização chamada de Conselho que deseja saber a localização da biblioteca e estão dispostos a tudo para obter a informação e assim ganhar influencias, governar e conquistar. Isto porque a Biblioteca contém informações sobre Estados, governos, contém avanços científicos, investigações tecnológicas, informações militares e matérias de cariz politico.

A única coisa que me dececionou foi o facto de estar à espera de mais perseguições, aventura e perigos. Houve tudo isto mas queria mais. Também existem conspirações.

O que mais gostei foi do final. De uma maneira simples o autor pegou em factos antigos, suposições e teorias para dar um final mais atual. Gostei muito da maneira como o autor criou a mítica Biblioteca de Alexandria  num conceito moderno e totalmente plausível.

Embora eu já tivesse ouvido falar na biblioteca perdida de Alexandria não sabia tantos pormenores. O autor juntou factos verídicos (são mais teorias reais) e alguma ficção tornando a história ainda melhor e mais empolgante.

Talvez a biblioteca não tenha sido destruída e permaneça ainda ativa e a aumentar. Uma coisa é certa, eu gostava de ser a “Guardiã” ou no mínimo uma Bibliotecária pertencente à Sociedade dos Bibliotecários de Alexandria.

A continuação desta série continua com "O Escriba". A sinopse não me pareceu tão interessante como "O Bibliotecário" mas Emily continua a ser a protagonista.

Classificação: Gostei

14 comentários:

  1. Viva,

    Uma serie que deve ser repleta de intrigas e conspirações, tenho visto elogios a estes livros ;)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Foi sem dúvida uma boa leitura. Aventura, mistérios e conspirações não faltam.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá,
    Já tinha visto este livro à venda, e fiquei mesmo curiosa com o conteudo. Estou a ver que deve ser uma história bem interessante. E não fazia ideia que tinha uma sequela. Também já tinha visto O Escriba, mas nunca suspeitei que fosse da mesma colecção :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Não sei quantos livros a coleção vai ter. O Escriba saiu, em Portugal, no mês passado, por isso é muito recente. Apenas sei o que li na sinopse.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Olá Tânia,

    Este livro sempre me despertou alguma curiosidade e sempre vi boas opiniões sobre ele. Quero mesmo ler.

    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Tenho a certeza que vais gostar.
      Espero pela tua opinião no blogue.
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Olá Tânia,
    Já tenho este livro debaixo de olho há algum tempo e agora, com a tua opinião, fiquei ainda mais convencida que tenho que o ler.
    Não sabia era que O Escriba, era a continuação. Os stand-alone são cada vez mais raros *suspiro*
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      É bom ir variando de género. Este livro é de leitura rápida e também não aborda nenhum tema pesado.
      Se o leres vais gostar.
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Olá Tânia,
    Parece ser uma série interessante.
    P.S. Private foi uma boa aposta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Eu gostei de O Bibliotecário, O Escriba vai ficar para mais tarde.
      Ainda bem que aprovas a minha escolha.
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Olá! Não conhecia este livro e não sei como "passou-me ao lado" visto que gosto de livros históricos ainda por cima esta história acontece na antiguidade (adoro). Talvez consiga encontrar o livro;)

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      A acção passa atualmente mas fala sobre a história/teorias da biblioteca de Alexandria.
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Olá :)
    Curiosamente também andei a dar uma vista de olhos nas sinopses dos livros que vão ser vendidos e também decidi que iria adquirir os da série private e provavelmente também só vou adquirir esses dois para primeiro perceber se gosto ou não do autor.
    Acho que ainda não tinha lido nenhuma opinião sobre este livro, mas parece interessante.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      É complicado disponibilizar tanto dinheiro para apenas 1 autor. Se eu comprasse os 10 livros ia passar meses sem poder adquirir novos. A desvantagem é que a série Private tem mais livros que não estão incluídos na promoção.

      Quanto ao O Bibliotecário é um óptimo livro. Gostei muito de o ler.
      Beijinhos

      Eliminar