2 de maio de 2015

A chave de Salomão de José Rodrigues dos Santos


Sinopse

O corpo de Frank Bellamy, o director de Tecnologia da CIA, é descoberto no CERN, em Genebra, na altura em que os cientistas procuram o bosão de Higgs, também conhecido por Partícula de Deus. Entre os dedos da vítima é encontrada uma mensagem incriminatória.

The Key: Tomás Noronha

A mensagem torna Tomás Noronha o principal suspeito do homicídio. Depressa o historiador português se vê na mira da CIA, que lança assassinos no seu encalço, e percebe que, se quiser sobreviver, terá de deslindar o crime e provar a sua inocência.
Ou morrer a tentar.
Começa assim uma busca que o conduzirá às mais surpreendentes descobertas científicas alguma vez feitas.

Será que a alma existe?
O que acontece quando morremos?
O que é a realidade?

Com esta empolgante aventura que arrasta o leitor para o perturbador mundo da consciência e da natureza mais profunda do real, José Rodrigues dos Santos volta a afirmar-se como o grande mestre do mistério. Apesar de ser uma obra de ficção, A Chave de Salomão usa informação científica genuína para desvendar as espantosas ligações entre a mente, a matéria e o enigma da existência.

Opinião

Para quem segue as aventuras de Tomás Noronha o nome Frank Bellamy já é conhecido. Tomás já ajudou o diretor da CIA a resolver alguns mistérios. Aliás “A chave de Salomão” pode-se considerar uma continuação do livro “A formula de Deus” e aborda muitos temas que foram falados no livro que referi anteriormente.

O livro começou interessante e gostei dos temas relacionados com a experiência de quase morte da mãe de Tomás, o que é a alma e o que é a realidade. A parte relacionada com física quântica não foi tão interessante e tenho de dizer que fiz muita batota neste livro. Houve muitos parágrafos que não li.

Até agora li todos os livros em que Tomás foi protagonista (porque tenho a sorte de a biblioteca apostar no autor) e acho que José Rodrigues dos Santos devia esquecer o Tomás e criar outras personagens e outros/as protagonistas.
Embora eu goste da parte de aventura a parte de física é aborrecida. Também é verdade que a minha cultura geral sobre física é quase nula (eu odiava física e química quando andava na escola). Com as explicações do autor consigo entender o significado dos termos mas como é tão aborrecidooooo acabo por passar parágrafos.

Quando saiu o livro no ano passado decidi que não o ia ler mas depois li, numa entrevista, que era inspirado/baseado na experiência da esposa do autor e fiquei muito curiosa. Achei que este livro fosse diferente dos outros mas acabou por ser igual, tirando a parte da experiência de quase morte, não existe nada interessante.

Classificação: Gostei

20 comentários:

  1. Olá,
    Estou muito curiosa com os livros deste escritor, tenho-os todos mas ainda não li nenhum, que vergonha.
    Mas agora o tempo está todo contabilizado para a maratona literária e outros livros intercalados. Gostei da tua opinião e fiquei curiosa.
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla,
      Quando tiveres mais tempo deves ler os livros deste autor. Eu aprendi algumas coisas com os livros dele e são um bom entretenimento.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Ois,

    Epa tens problemas de vista a mim também me acontece volta e meia passar um pouco à frente ehehe, seja como for apenas li um livro do escritor e gostei muito que foi o Codex, penso ser um escritor que escreve bem e de forma fluida, mas pronto acredito que quanto mais livros dele lemos mais se torna mais do mesmo :D

    Ainda tenho mais uns dois dele por ler, mas não deve ser tão depressa :)

    Apenas acho os seus livros muito caros ;)

    Bjs, bom domingo e bom mês de maio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Também li o Codex e gostei.
      Quando se conhece o modo de escrever do autor os acontecimentos tornam-se previsíveis (embora neste não consegui antever o que levou à morte do Frank mas houve muitas coisas previsíveis).
      Quanto ao preço também acho que são muito caros mas até agora consegui na biblioteca.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Olá Tânia,
    Também vou tentando acompanhar as aventuras do Tomás Noronha (apesar de ainda não ter lido este e o anterior) e realmente o autor deveria pôr um fim à série... Começo a achar o Tomás cada vez mais irritante =P
    Oh lord, este é na "onda d' "A Formula de Deus"??? Foi dos livros que me fez sono e cheguei a adormecer a meio de capítulos com tanta física -.-
    ahah às vezes também leio um pouco na "diagonal" =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Alguns dos temas abordados em "A Formula de Deus" são relembrados em "A Chave de Salomão".
      Se leres este livro é melhor fazeres na cama, antes de dormir porque ao fim de algumas páginas vais estar a dormir como um bebé eheheh. Embora eu acho que a "Formula de Deus" fala mais de física, a vantagem de a Chave de Salomão é que no inicio é interessante e despertou o meu interesse é pena que ao fim de poucas página tenha voltado à física.
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Olá,
    Ainda não li nada deste autor, mas também não sei se será o tipo de livro que aprecio. Gostas da escrita do autor? :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Eu gosto e não gosto. Gosto porque aprendo sempre alguma coisa e não gosto porque ele podia explicar as coisas em 2 ou 3 parágrafos mas temos páginas e páginas a explicar uma única teoria. As partes da ação também são boas mas são poucas e além do mais, ao fim de conhecer a escrita do autor, os acontecimentos tornam-se um pouco previsíveis.
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Olá,
      Pois, nesse caso talvez nesses momentos o autor se torne um pouco aborrecido quando ele explica coisas simples em várias páginas. Por acaso acho que ainda não tinha lido muitas opiniões sobre este autor. :)
      Beijinhos.

      Eliminar
    3. Sim, é um dos maiores problemas o facto de explicar muito minuciosamente e longamente as teorias.
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Olá!

    A sensação que lê ao ler esta saga do José Redrigues dos Santos e do Dan Brown é a mesma, certo?
    Há muitas semelhanças em termos escrita. Também como tu já li quase todos os livros com este protagonista e tenho este cá em casa para ler (o meu marido comprou) mas não tenho muita vontade de o fazer. Quando estiver numa onda de entretenimento talvez o leia, porque como referi em relação ao Dan Brown não se pode esperar mais, mas é bom entretenimento.

    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isaura,
      Sim, eu tenho a mesma sensação, embora talvez o autor não goste dessa associação mas eu também não consigo deixar de o comparar com Dan Brown.
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Olá.
    Parece mentira mas ainda não li nada do autor. Não sei se este livro será do meu interesse visto gostar mais de outros géneros mas mesmo assim vou passar pela biblioteca e ver que livros há deste autor. E já agora, também partilho contigo o "saltar" dos parágrafos mais aborrecidos :p

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Débora,
      Acho que deves ler, nem que seja para veres se gostas da escrita do autor. Ele tem vários livros editados.
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Ainda não li nada de José Rodrigues dos Santos mas tenho alguns cá por casa. Tenho uma amiga que é mega fã dele e já leu quase todos e adora.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Só ao fim de leres é que podes descobrir se gostas da escrita do autor ou não e visto que tens uma amiga que o adora acho que é mais um motivo para tentares.
      Beijinhos

      Eliminar
  8. Ola!
    Tenho este livro na minha lista de leituras pendentes.

    Gostei muito da tua resenha.
    Nos lemos!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Quando tiveres tempo podes ler. Vou gostar de ver a tua opinião.
      Beijinhos

      Eliminar
  9. Olá Tania,
    Já li imenso livros de JRS, mas estou cansada do Tomás...
    Adorei A vida num sopro, A Filha do Capitão, o Anjo Branco e gostei da A Ilha das Trevas. São muito bons e não tens o Tomás Noronha a chatear-te....
    Boas leituras.
    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Olá Dulce,
    Sim o autor tem outros livros onde não tem Tomás.
    Obrigada pelas sugestões. O anjo branco parece ser um óptimo livro. Vi algures que era inspirado no pai do autor.
    Beijinhos

    ResponderEliminar