16 de junho de 2015

Loanda: Escravas, Donas, Senhoras de Isabel Valadão


Sinopse

No século XVII, duas mulheres deixaram o seu rasto na história da cidade de Luanda. À sua volta teria gravitado um sem número de indivíduos, fidalgos, traficantes, degredados, escravos e libertos. Uns, foram personagens marcantes do seu tempo, outros, simplesmente anónimos no papel de figurantes, todos eles se fazendo parte de um específico contexto historiográfico da colónia angolana. Se existiram realmente ou se foram, apenas, o retrato fugaz de uma época, não há certezas, embora tenham perdurado de alguns vestígios de memórias escritas.» Através do retrato de Maria Ortega e Anna de São Miguel, a autora leva-nos até Luanda do século XVII, de encontro ao percurso, queda e ascensão dos escravos e exilados do reino português. Cruzando a História com um ritmo narrativo forte e surpreendente, Loanda é ainda marcada pelo tom biográfico de personagens que deixaram a sua marca naquele território.

Opinião

Adorei o livro. As protagonistas não podiam ser mais diferentes mesmo assim conseguiram tornar-se grandes mulheres e conquistar um lugar dominado pelos homens.
Primeiro é-nos apresentada Maria Ortega uma ex-escrava ou uma escrava alforriada que em Portugal é condenada pelo Santo Oficio (Inquisição) ao degredo em Loanda (pelo menos foi acusada de um crime que cometeu porque normalmente eram inocentes). Mas Maria sempre quis uma vida melhor. Depois temos Anna de São Miguel uma rapariga rica, fútil mas que enfrenta a sociedade e todos os seus costumes. Anda a cavalo e adora roubar os pretendentes das outras moças apenas para se divertir.

Eu gosto quando são personagens femininas fortes e sabem o que querem. Apesar de Anna, no inicio não ser assim, com o passar dos anos torna-se numa mulher altruísta e de bom carácter. Anna é capaz de tudo, pondo em risco a própria vida, para seguir o seu projeto.
Mas nem tudo é bom. Existem algumas coisas no livro que “caíram mal”. Houve 2 palavras que a autora decidiu utilizar e não me agradou. Chocou-me que uma das personagens tenha utilizado as palavras maricas e enrabado. Estas palavras foram utilizadas porque existe uma personagem que é homossexual assumido e embora eu ache que naquele tempo (mil seiscentos e tal) existissem homossexuais, também acho que esse facto era bem escondido.
Depois encontrei algumas inconsistências na narrativa. Infelizmente acontece em todos os livros onde 2 personagens narram o mesmo acontecimento. Eu compreendo que se a segunda personagem utilizar as mesmas falas e não acrescentar nada é chato mas eu acho estranho que na primeira versão seja dito uma coisa e na segunda versão, normalmente sejam acrescentadas palavras nas falas. Digo isto, porque eu vou  atrás ver o que foi dito primeiro e para minha desilusão as falas nunca são iguais. Estão a compreender? E este não foi a única inconsistência. Noutro momento Maria diz que não contou a Anna qual o motivo porque foi para o degredo e na versão de Anna a amiga contou e até pediu a Maria para utilizar alguns dos seus dons..

Tirando estes pequenos problemas gostei muito do livro e estou cada vez mais a adorar romances históricos.
Outra coisa que também gostei muito foi da capa: acho-a linda.

Classificação: Muito Bom

14 comentários:

  1. Ois,

    Bem sem duvida que é uma mais valia para um enredo a presença de mulheres fortes, tambem gosto quando acontece e tens olho de lince, gostei dos pormenores que mencionas e que te desagradaram um pouco, ainda assim vejo que estamos na presença de um excelente livro :)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Eu gostei bastante do livro. Acho que as personagens tem personalidades fortes, determinadas, com objectivos e de boa índole. Sendo um Romance Histórico temos alguns factos verídicos que dão credibilidade à história.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Desconhecia por completo, tanto a obra como a autora, porém fiquei curiosa!

    Bjxxx

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A autora tem mais livros, todos do mesmo género.
      Apenas posso aconselhar a ler, porque eu adorei o livro.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Olá,
    Não conhecia esta escritora e a sua obra também não. Gostei bastante da tua opinião, também gosto de romances históricos e com personagens femininas fortes, ainda mais. Realmente nesse período concordo contigo que o mais normal era esconder o facto da homossexualidade. Os aspectos que te desagradaram, gostei que os tenhas referido, contudo e tal como já referiu o Fiacha parece que estamos perante um excelente livro.
    Beijinhos e boas leituras;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Apenas posso falar da minha experiência e eu adorei o livro. Tirando as partes que não gostei (por uma questão pessoal) adorei as personagens e a própria história.
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Não conhecia o livro, mas gostei da sinopse, julgo que iria gostar do livro.

    Quanto às contradições... realmente é chato, também não gosto quando encontro. Mas ainda bem que o resto deu para as superar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou um pouco picuinhas por isso odeio as inconsistência. Mas valeu a pena o livro. A história é maravilhosa.
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Olá Tânia,

    Que livro tão giro! Não conhecia!
    Estou curiosa. Espero conseguir ler.

    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Se chegares a ler gostava de ver a tua opinião. Aconselho a ler.
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Olá,
    Para começar a capa do livro apesar de simples, é muito muito bonita.
    Eu sou como tu, se há coisa que aprecio num livro é o facto deste ter personagens femininas fortes, determinadas e que sabem o que querem. :)
    Gostei muito da tua opinião, parece ser um bom livro. :) Tenho mesmo que apostar mais em romances históricos!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      A foto é um pouco pequena não dá para ver muito bem mas gostei muito da capa.
      Cada vez mais estou a gostar dos romances históricos, fazes bem em começar a apostar nesse género.
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Olá,
      É só para avisar que já te enviei o conto, depois quero saber se gostaste. :)
      Beijinhos.

      Eliminar
    3. Sim já o li e gostei. Obrigada.

      Eliminar