26 de junho de 2015

Porque gosto de ler!

Todos nós leitores temos os nossos motivos para ler. É claro que existem benefícios como:

Mas não é por isso que adoro ler nem é dos benefícios que quero falar. Este post é para falar sobre o que me leva a ler.

- Leio porque sempre que abro um livro entro noutro mundo. Durante aquelas horas em que o livro está aberto deixo de me preocupar com os meus problemas para seguir as aventuras e problemas das personagens. Enquanto leio entro nas vidas daquelas pessoas, que nem existem, mas que “faço figas” para que consigam ser felizes ou que tenham o pior dos finais;

- Adoro ver a evolução das personagens, adoro tentar adivinhar o que lhes vai acontecer na próxima página.

- Adoro descobrir os mistérios e adoro chegar ao fim do livro. A emoção de chegar às últimas páginas e finalmente descobrir os mistérios;

- Eu choro e rio das/e com as personagens;

- Poder identificar-me com algumas personagens, o que leva a adorar algumas e a odiar outras;

- Em cada livro aprendo qualquer coisa, conheço um País, uma cidade ou os costumes de uma cultura diferente. Posso viajar pelo mundo sem nunca sair de casa.

E a vocês o que vos leva a ler?

19 comentários:

  1. Olá Tânia,
    Que mais posso acrescentar ao que já escreveste, nada. Belíssimo texto, consegues referir tudo aquilo que eu sinto em relação à leitura.
    Ler é viajar sentada no meu sófã é conhecer pessoas sem ninguém em minha volta, tu referis-te isto tudo e mais. É não gostar das pessoas que conhecemos e amá-las é identificarmos-nos com elas, por vezes é querer ter o mundo delas mas chegar à conclusão que afinal não. Só houve uma saga até hoje e que ainda hoje se me perguntassem em que livro ou saga gostavas de viver para sempre eu diria Saga do Harry Potter, mas eu tinha de ser a Hermione Granger ou o próprio Harry Potter.
    Beijinhos e continuemos a viajar com os livros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla,
      As tuas palavras são muito gratificantes.
      Este texto foi "escrito com o coração", tentei responder à pergunta que tantas vezes me fazem e onde eu apenas encolho os ombros porque só quem adora ler compreende. Assim surgiu este post. Ops, devia ter posto isto no próprio post.
      Eu não tenho nenhum livro especifico onde quisesse muito viver ou uma personagem que quisesse muito ser. Tenho vários livros e várias personagens e embora acho que já escolhi um livro (para responder a uma TAG) não sei é o único que eu adoro.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá Tânia,
    Tal como a Carla já disse, nada a acrescentar. Excelente post!
    É tão bom ler, viajar, perdermos-nos nas histórias e vivemos como os protagonistas =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita,
      É verdade. Os sentimentos que as histórias nos despertam são maravilhosos. Tanto podemos chorar de tristeza como chorar de tanto rir e acabamos por fazer parte do livro, como observadores.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Ois Tânia,

    Tens tudo dito são estes os motivos que me fazem ler ;)

    Bjs e parabéns pela mensagem :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha,
      Obrigada. Queria fazer algo diferente das opiniões habituais.
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Olá,
    Adorei este post até porque me identifico completamente com os pontos que te fazem ler, sou igualzinha nesse aspecto.
    Definitivamente quem lê, tem o poder de viajar por onde quer que seja o que é maravilhoso. :) Só tenho pena daquelas pessoas que não conseguem perceber o que a leitura nos traz de bom e a forma como nos enriquece enquanto pessoas.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Concordo, elas é que perdem.
      É maravilhoso viajar pela imaginação ou "presenciar" alguns momentos reais onde não estivemos mas a cada palavra torna o momento mais real. E é claro que nos trás vários benéficos.
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Olá Tânias...;)
      Pois eu também tenho muita pena dessas pessoas que não sabem valorizar a leitura, mas tenho ainda mais pena daquelas que olham para os leitores com um certo ar de pena, nunca vos aconteceu? A mim já. Parece tipo coitada está ali sozinha a ler não deve ter namorado, ou marido nem amigos, pois só uma pessoa infeliz pode passar um sábado à tarde numa esplanada a ler. Não imaginam elas o quanto eu estou feliz com os homens do livro ;), brincadeira, a viajar por mundos que elas jamais conheceram.
      Beijocas e boas leituras.

      Eliminar
    3. Eu não costumo muito ler em locais públicos. Mas em casa dizem que leio demais e que faz mal aos olhos, depois dizem que gasto dinheiro numa coisa que só utilizo uma ou duas vezes, outras vezes é porque ainda tenho livros por ler e compro mais. Tenho sempre alguém a recriminar-me por causa dos livros.
      Beijinhos

      Eliminar
    4. Como eu te entendo, os comentários aqui na minha casa são exactamente os mesmos, passas a vida a ler, isso só pode fazer mal aos olhos, tens tantos livros para que compras mais etc, etc, etc....
      Beijinhos e viva às leituras.

      Eliminar
    5. Viva às leituras. Viva a nós leitores.

      Eliminar
  5. Olá Tânia,

    Também adorei este post! Totalmente em acordo! É tão bom vivermos novas histórias, conhecê-las e viver nelas durante algum tempo. Vivemos mesmo noutro mundo, durante algum tempo claro!

    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      É realmente muito bom viajar pela imaginação. Conhecer outras pessoas (mesmo que fictícias), outros lugares e outras culturas.
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. Olá :)
    Não podia concordar mais contigo (e com a imagem). Ler é libertador. Leva-nos para um mundo só nosso. Identificamos-nos com as personagens, e naquele momento podemos ser quem quisermos.. uma heroína, um ser mitológico, uma rainha, etc.
    Leio porque gosto e porque faz me bem:)

    Beijinhos e Boas leituras :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      É muito bom ler. Pois só nos livros e na nossa imaginação podemos conhecer criaturas míticas e ver/conhecer um mundo diferente feito à nossa medida.
      Beijinhos

      Eliminar
  8. Ler leva-nos a viajar sem mesmo sairmos de casa, é mágico :)

    ResponderEliminar