19 de agosto de 2015

A Persistência da Memória de Daniel Oliveira


Sinopse

Camila está em conflito permanente com a sua consciência. Dotada de uma aptidão rara, a que a medicina designa por síndrome de memória superior, tem a capacidade de se recordar ao pormenor de todos os acontecimentos da sua vida, mesmo aqueles que desejaria esquecer. Nesta teia de emoções, onde se misturam passado e presente, amor e perda, culpa e prazer, Camila busca a liberdade que a memória não lhe concede, sobrevivendo entre relações extremas e perversas.

Um segredo inconfessável e a frágil fronteira entre sonho e realidade atravessam este romance desconcertante sobre a intimidade de uma mulher perseguida pelas sombras da sua própria história.

Opinião
 
Camila é uma mulher ligada ao mundo televisivo que tem uma doença que permite-lhe lembrar-se de tudo o que lhe aconteceu, leu, viu ou ouviu desde muito cedo.

Estava à espera de chorar muito e de uma história de vida emocionante e cheia de situações tristes mas deparei-me com um livro bastante simples e vários momentos escaldantes. Há duas histórias, que Camila conta, que me comoveram.
O livro centra-se muito na vida amorosa de Camila, A protagonista fala-nos sobre o ex-namorado, os amantes e família. Mas acabei por não conhecer realmente nenhuma das personagens porque embora o autor tenha abordado alguns pontos com interesse não desenvolveu nenhum. Todas as histórias e dilemas que Camila nos conta são feitos em algumas páginas e logo a seguir passa para um novo tema sem o desenvolver.

O que gostei mais no livro foram das frases bonitas e inspiradoras. Parece-me que o autor partilhou um pouco da sua história e experiência profissional. Para além de Camila ter a mesma profissão do autor nota-se a paixão que sentem pelas histórias de vida dos entrevistados.

Desafio Férias: Este livro foi lido para o desafio como o tema -Finalmente, é altura perfeita para ler aquele livro que já está na nossa estante há imenso tempo, mas que ainda não tivemos a oportunidade de começar. Escolhe um livro que esteja na tua estante há mais de 6 meses.

Classificação: Gostei

10 comentários:

  1. Olá Tânia
    Eu li este livro no ano passado e devo confessar que foi uma grande desilusão. Não consegui gostar muito nem das personagens nem da história, embora a escrita do Daniel Oliveira seja boa.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      Também não senti empatia por nenhuma das personagens. Acho que se o autor tivesse desenvolvido algumas das ideias talvez conseguíssemos gostar mais das personagens.
      Quero ler mais livros do autor e espero que sejam melhores.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá Tânia.
    Eu não li este livro tive com ele na mão este ano para o comprar mas depois não comprei apesar de o preso ser 4 euros, não me chamou atenção.
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Eu já tinha o livro na estante há algum tempo e só agora decidi ler. Não me arrependo de o ler mas estava há espera de mais.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Ois,

    Nunca li nada deste escritor, mas deve ser talentoso sem duvida, embora não deva começar por este livro, está visto :)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Este foi o primeiro livro que li do Daniel por isso não sou indicada para sugerir outros mas sei que ele tem mais livros.
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Eis um escritor que quero ler, mas já sei que também não vou começar por este livro ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      O Daniel tem mais livros. Não te posso sugerir nenhum porque este é o primeiro que leio.
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Olá,
    Quero muito ler alguma coisa deste autor e tinha alguma curiosidade em ler este livro, mas já vi que tem algumas lacunas. É pena quando os autores abordam determinados pontos do livros muito ao de leve, por vezes é necessária uma abordagem mais aprofundada.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Pelo menos, eu senti necessidade de aprofundar alguns temas. Acho que o maior erro do autor foi não desenvolver os temas e as próprias personagens.
      Beijinhos

      Eliminar