27 de setembro de 2015

Pássaros sem asas de Louis de Bernières


Sinopse

O que têm em comum a belíssima Philothei e o seu apaixonado Ibrahim; Veled, o Gordo, cujo camelo exige um cigarro antes de iniciar qualquer deslocação; Ali, o Nariz-Partido, que vive com a família numa árvore oca no centro da vila; Mohammed, o Apanhador de Sanguessugas; um pedinte mudo que vive numa gruta; Rustem Bey, que sofre porque a sua jovem mulher está apaixonada por outro homem; Kemal Atatürk, o fundador e primeiro presidente da República da Turquia; e dois rapazes, um cristão e o outro muçulmano, que comunicam através de apitos que emitem sons dos pássaros? Todos eles assistem ao colapso do império otomano e à transformação do mundo tal como o conhecem. Subitamente lançados para o turbilhão da História do século XX, todas estas personagens terão de lutar pelo que lhe é mais querido… e pela própria vida.

Opinião

Eu sei que a sinopse não dá grande curiosidade e é verdade que só comprei o livro porque foi barato e mesmo assim estive bastante indecisa se devia comprá-lo ou não. Mas ainda bem que o comprei porque adorei. É claro que fiquei assustada quando vi que tinha seiscentas e tal páginas e o facto de ter tantos personagens (com nomes muito estranhos) e com todos os termos utilizados logo nas primeiras páginas.

Pássaros sem Asas conta a história dos habitantes de uma pequena, pacata e fictícia aldeia Eskibahçe (na Turquia) com os seus problemas quotidianos. O mais interessante é que na mesma aldeia coabitam pessoas com religiões, de culturas, com crenças e com nacionalidades diferentes mas mesmo assim respeitam-se e alguns até são amigos apesar das diferenças. Assim Muçulmanos e Cristão vivem em plena harmonia, respeitando-se até que começa a Guerra que levou à grande derrocada do Império Otomano e à obrigatoriedade de ir para a guerra e darem a vida por Deus. Sinceramente tive algumas dificuldades em compreender porque declararam “Guerra Santa” e as pessoas iam lutar em nome de Deus quando eram os homens e em nome do poder que a guerra iniciou. Eu sei que ainda agora se utiliza o nome de Deus (independentemente da religião ou do nome a que se dá ao Deus) para se fazer coisas muito más mas é sempre muito revoltante os milhares de pessoas inocentes que morreram e continuam a morrer pela sede de poder dos homens.

Continuando com o resumo do livro, o Imã e o Sacerdote que até aí tinham conseguido manter sempre a calma e harmonia vêem todos os seus esforços irem por água abaixo. As descrições dos tempos de guerra são muitas vezes cruéis mas também cómicas. Devem-se estar a perguntar como o autor conseguiu por um pouco de alegria no meio de uma tragédia, criando personagens divertidas.

A história é-nos narrada algumas vezes pelos habitantes e outras vezes na terceira pessoa. Parece um pouco confuso mas conseguimos descobrir através do titulo do parágrafo a quem é dedicado o capitulo. Depois também temos a  biografia de Mustafa Kemal (primeiro Presidente da República Turca). Mas existem muito mais personagens Phillothei, a Bela; Drousula, a Feia;  Ibrahim, o Louco (que na juventude era conhecido como Ibrahim, o guardador de cabras);  Rustem Bey, e a sua misteriosa amante Circassiana, Leyla Hanim; Abdulhaim Hodja, o imã, que era um homem sábio e amigável tanto para com muçulmanos como cristãos; Ayse, a mulher do imã, que por vezes pede à sua amiga cristã para acender por ela uma vela, em frente ao ícone da Virgem – só para o caso; o Padre Kristoforos que encoraja os muçulmanos a entrar na igreja durante as cerimónias religiosas e que aceitava também as “oferendas dos muçulmanos que se encontravam dispostos a salvaguardar a sua salvação, apostando em ambos os camelos”;  Mehmetçik e Karatavuk, dois rapazes um cristão e o outro muçulmano, que comunicam utilizando apitos que emitem sons de pássaros, motivo pelo qual receberam como alcunhas “pisco” e “melro”; Sadettin, que foi obrigado a matar a irmã e que depois fugiu para se tornar um bandido; Veled, o Gordo, que deixava o seu camelo fumar durante as viagens. Estas são apenas algumas das personagens porque se fosse a nomear todas seria um post demasiado grande.

Desafio Férias: Este livro foi lido para o desafio como o tema - Verão é, para muitos, sinónimo de leituras mais longas. Escolhe um livro com mais de 500 páginas.

Este era o último livro que faltava ler para concluir o desafio nº 1. Assim conclui com sucesso o desafio.
Classificação: Gostei muito

8 comentários:

  1. Olá Tânia,
    Já estive com este livro uma data de vezes na mão para o comprar, mas nunca o cheguei a fazer, quem sabe não poderá ser uma leitura para 2016.
    Gostei muito da tua opinião.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla,
      Este livro foi uma agradável surpresa, nunca pensei gostar tanto dele. Tenho a certeza que irás gostar também.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Viva,

    Quantas vezes não nos passam grandes livros ao lado este deve ser um caso destes sem duvida que me parece um excelente livro e com um enredo bem misterioso :)

    Parabéns pelo comentário e por conseguires concluir o objetivo ;D

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Obrigada. Consegui concluir ainda com alguns dias de antecedência.
      Alguns livros não chamam a nossa atenção e depois acabam por ser boas surpresas. Eu costumo arriscar um pouco e muitas vezes compro apenas porque estão baratos. Umas vezes corre bem outras vezes nem tanto mas fiz bem em arriscar.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Olá,
    Wow, parece um livro cheio de personagens o que deve confundir um bocado as coisas ao início, não? Eu tenho sempre receio de livros com muitos personagens.
    Pela tua opinião parece ser um livro que vale a pena ler, creio que é a primeira opinião que leio do livro mas fiquei curiosa. :)
    Parabéns por teres concluído o desafio de férias, eu também consegui, ahaha.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Sim este livre tem muitasss personagens e várias delas falam na 1ª pessoas outras vezes é a relembrar o que aconteceu e não tem em sequência. É um pouco confuso mas o titulo do capitulo ajuda porque dá logo para perceber quem é o protagonista.
      Obrigada. Estamos ambas de parabéns.
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Olá
    Não conhecia o livro mas depois de ver a capa (que acho lindíssima) e a tua opinião, vou sem dúvida querer lê-lo.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Eu também gostei da capa que de certa forma apresenta algumas das personagens.
      O livro é baratinho (dei 4,90€) e vale a pena.
      Beijinhos

      Eliminar