22 de novembro de 2015

O Reino dos Sonhos de Santiago Garcia-Clairac



Sinopse



A história de Arturo, um jovem que no seu dia-a-dia se confrontado com forças do mal e que opta por lutar contra elas. Arturo acaba por viver em mudos paralelos e em ambos leva uma existência secreta, pois tem de esconder o segredo de que sabe magias. Tão depressa se encontra no reino dos sonhos a lutar com dragões e reis assassinos, como no real das Trevas em que vive a lutar com os mensageiros do Mal que vão cercando a sua quinta.

Opinião



O Reino dos Sonhos é um livro de fantasia onde existe magia e dragões. Também se pode dizer que conta a história do Rei Artur embora seja muito diferente da que conheço. Como este é o primeiro livro talvez o seguinte se aproxime mais da versão habitual, nunca irei saber porque parece-me que a série foi cancelada.

Inicialmente fiquei a conhecer dois Artur diferentes. Um vive em Férenix no século XXI e outro na idade média. Ambos se chamam Arturo Adragón, ambos tem 14 anos e de alguma maneira estão ligados apesar da diferença de séculos.



As personagens que mais gostei, na idade média, foi do alquimista Arquimaes, um homem sábio que queria construir um mundo melhor e no século XXI gostei de Perneta um arqueólogo que foi demitido e tornou-se num mendigo. Não consegui adorar nenhum dos Arturo mas gostei que seguissem os seus instintos e lutassem pelos seus ideais.

Duas das personagens que menos gostei foi do pai de Arturo (do século XXI) e de Sombra. Ambos sabem mais do que aparentam e escondem segredos de Arturo. Não gostei dessa deslealdade para com o filho e amigo.



Inadvertidamente tentar descobrir fazer corresponder mais personagens da idade média com as do século XXI e também com as personagens que conheço do Rei Artur. Não fui bem sucedida mas foi divertido tentar fazer corresponder as personagens.



Para além da fantasia existe alguns problemas sociais mais reais como a pilhagem de artefactos históricos e o bullying (o Arturo do presente tem uma marca de nascença com a forma de um dragão na cara).

Não amei o livro mas fez-me sonhar com um mundo de magia e fez-me ir pesquisar um pouco mais sobre o Rei Artur. 

Classificação: Gostei

8 comentários:

  1. Olá Tânia,
    Não conhecia nem o livro nem o autor.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      O livro já foi editado há alguns anitos e é normal que não tenha chamado a atenção mas para quem gosta de fantasia (e de preferência que saiba Espanhol para ler a continuação) recomendo.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Viva,

    Não conhecia e tendo tanta coisa para ler acho que vou passar, ainda assim fico contente que te tenha agradado :)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Sim gostei do livro e como já há algum tempo que não lia fantasia foi bom.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Olá Tânia
    Não conhecia o livro nem o autor, mas ainda bem que gostaste :)
    Fantasia de vez em quando sabe bastante bem!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      A fantasia é um dos meus géneros favoritos e já há algum tempo que não lia nada disso.
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Olá,
    Não conhecia nem o livro nem o autor, mas parece-me ser um livro interessante para quem gosta de ler fantasia. :)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Eu gostei só tenho pena que não publiquem em português os 2 livros que faltam.
      Beijinhos

      Eliminar