17 de dezembro de 2015

A Rapariga no Comboio de Paula Hawkins


Sinopse

O êxito de vendas mais rápido de sempre.
O livro que vai mudar para sempre o modo como vemos a vida dos outros.

Todos os dias, Rachel apanha o comboio... No caminho para o trabalho, ela observa sempre as mesmas casas durante a sua viagem. Numa das casas ela observa sempre o mesmo casal, ao qual ela atribui nomes e vidas imaginárias. Aos olhos de Rachel, o casal tem uma vida perfeita, quase igual à que ela perdeu recentemente.

Até que um dia...

Rachel assiste a algo errado com o casal... É uma imagem rápida, mas suficiente para a deixar perturbada.

Não querendo guardar segredo do que viu, Rachel fala com a polícia. A partir daqui, ela torna-se parte integrante de uma sucessão vertiginosa de acontecimentos, afetando as vidas de todos os envolvidos.

Opinião

Comecei a ler o livro com alguma relutância. Nunca pensei gostar tanto de um thriller como este. Estava completamente fora da minha zona de conforto e pensava que era um livro muito mais violente do que realmente é. Rapidamente me embrenhei na história e quis saber mais sobre as personagens, isto muito antes do desaparecimento de uma das personagens. Ainda nem havia um mistério para resolver e eu já estava a tentar compreender cada uma delas.

Quando acabei de ler cheguei à conclusão que não existem personagens boas ou personagens más. Todos cometeram erros, escondem segredos, não vêem ou não querem ver o que está a acontecer mas todos tentam ser felizes à sua maneira.
O livro é narrado por 3 pessoas: Rachel, Megan e Anna. Mas a protagonista acaba por ser Rachel. A verdadeira rapariga no comboio é Rachel.

Sinceramente não sei dizer qual a personagem mais maluca. Rachel uma alcoólica que não se lembra do que faz quando está demasiado bêbeda, Megan uma mulher aparentemente estável mas que guarda muitos segredos ou Anna a que parece mais saudável mentalmente mas que não quer ver o que está bem à sua frente. É claro que depois temos os respectivos maridos: Tom e Scott – que não são nenhuns santos.

Simplesmente adorei a loucura das personagens e o facto de todas parecerem culpadas e ao mesmo tempo inocentes.

Classificação: Gostei muito

5 comentários:

  1. Olá Tânia,
    A mim, este livro não me surpreendeu o suficiente mas fico contente por teres gostado.
    É sempre bom quando saímos da nossa zona de conforto e somos surpreendidos pela positiva =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá,
    Depois de todo o boom em torno deste livro que vou querer lê-lo de modo a tirar as minhas próprias conclusões, mas só espero que me surpreenda como tem surpreendido a maioria dos leitores, inclusive a ti. Parece que isso se deve maioritariamente às personagens. :)
    Ainda bem que gostaste do livro, parece que afinal toda a fama em torno do livro vale a pena. :)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Olá
    Eu gostei muito deste livro e, principalmente pelo facto de nenhuma das personagens ser perfeita.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Olá Tânia,
    Ainda bem que gostaste e que foi uma boa leitura.
    Eu achei do livro mais do mesmo. Não me cativou por aí além. Por vezes acontece um livro não corresponder as expectativas.
    Beijinhos e boas leituras
    Bom ano de 2016!

    ResponderEliminar
  5. Olá,
    Eu adorei este livro, principalmente como já referiu a Sara pela imperfeição das personagens.
    Achei o final excelente e surpreendeu-me muito, não estava à espera daquele desfecho.
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar