6 de dezembro de 2015

O mapa do tempo de Félix J. Palma


Sinopse

Londres, 1896. Inúmeros inventos convencem o homem de que a ciência é capaz de conseguir o impossível, como o demonstra o aparecimento da empresa Viagens Temporais Murray, que abre as suas portas disposta a tornar realidade o sonho mais cobiçado da humanidade: viajar no tempo, um anseio que o escritor H. G. Wells tinha despertado um anos antes com o seu romance A Máquina do Tempo. De repente, o homem do século XIX tem a possibilidade de viajar até ao ano 2000, e é o que faz Claire Haggerty, que vive uma história de amor através do tempo com um homem do futuro. Mas nem todos querem ver o amanhã. Andrew Harrington pretende viajar até ao passado, a 1888, para salvar a sua amada das garras de Jack, o estripador. E o próprio H. G. Wells enfrentará os riscos das viagens temporais quando um misterioso viajante chegar à sua época com a intenção de assassiná-lo e roubar-lha a autoria de um romance, obrigando-o a empreender uma desesperada fuga através dos séculos. Mas que acontece se alterarmos o passado? É possível reescrever a história?

Opinião

O livro está dividido em 3 partes. Na primeira conhecemos  Andrew Harrington, um homem amargurado porque Marie, a sua amada foi assassinada, há 8 anos. Na segunda parte conhecemos Claire uma jovem que gostava de viver numa época onde as mulheres tivessem mais direitos e fossem mais livres. Assim a rapariga e uma amiga compram 2 bilhetes para fazer a viagem ao futuro mas os planos de Claire são diferentes, a rapariga não quer apenas assistir à batalha decisiva entre humanos e autómatos. Na terceira parte o escritor  H. G. Wells é o protagonista quando 3 pessoas são assassinada com armas que não existem, ainda.

Adorei ver como o destino (neste caso o autor) entrelaça os seus caminhos e algumas vezes nem as próprias personagens conhecem a verdade. Apenas o leitor e o narrador sabem tudo. Digo isto porque existe um narrador que vai apresentado as personagens e nos conta a história. Adorei como o narrador fala para o leitor, parece que realmente estamos no  século XIX.
O que não gostei tanto foi das descrições longas. Mesmo quando o narrador dizia não se ir alongar acabava por fazer vários parágrafos. Outra coisa que não gostei foi que, no livro, o narrador faz o resumo de  livros que existem. Assim como o autor  H. G. Wells existiu também a sua obra A Ilha do Doutor Moreau e A Máquina do Tempo, entre outros. Mas o que não gostei foi por fazer o resumo dos livros e no caso do que referi primeiro um resumo longo.

Adorei a versão do dia 20 de Maio de 2000, é fantástica. Isto porque a  empresa Viagens Temporais Murray, vende viagens turísticas apenas a este dia. E porquê não outro dia qualquer? Para saberem a justificação tem que ler o livro mas é um dia muito importante para a humanidade porque neste dia acontece a batalha mais importante da humanidade.

Por último devo dizer que existem alguns termos mais difíceis de compreender. As personagens viajam de maneiras diferentes e e-nos explicadas as diferenças entre elas em termos científicos. Achei relativamente fácil compreender os termos e o autor explica de maneira compreensível mesmo para quem não percebe nada sobre viagens no tempo e todos os termos científicos implícitos.

Apesar do livro se ter iniciado de uma maneira um pouco mórbida, das descrições longas e ter-me feito sentir como uma criança a quem lhe dão um rebuçado mas depois o tiram. Adorei o livro e tive de dar a pontuação máxima. Se mudava algumas coisas? Sim. Principalmente as descrições mas amei as personagens. Cada uma delas é um bombom com um recheio diferente.

Classificação: Melhor é impossível

10 comentários:

  1. Olá Tânia!
    Não conhecia este livro mas parece bem interessante =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita,
      Eu gostei muito e só o posso recomendar.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá Tânia,
    Gostei muito desta tua opinião e fiquei muito contente, pois também tenho este livro na estante para ler e cada vez que olho para ele fico sem vontade. Não sei porquê!
    Mas agora tenho mais vontade de o ler. Está nas minhas prioridades :)
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isaura,
      Quando peguei nele também fiquei reticente devido ao tamanho mas acabei por o ler num instante porque estava tão envolvida na história e queria saber o que aconteceria a seguir.
      Acho que também vais gostar.
      Espero para ver a tua opinião.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Viva,

    Não conhecia mas fica desde já anotada a recomendação parece-me muito interessante :)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
  4. Olá,
    Bem, depois da tua opinião este livro está mais do que recomendado. E depois deste-lhe 5 estrelas, por isso acredito que te tenha realmente enchido as medidas!
    Creio que já tinha visto este livro uma vez à venda, mas vou anotar este livro para provavelmente ler futuramente. Não o conhecia até então, mas fiquei curiosa depois de ler a tua opinião. :)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Eu amei o livro e recomendo-o e além do mais não precisas de gastar muito ele é super barato.
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Olá Tânia
    Adorei a tua opinião! Fiquei com vontade de ler.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      Obrigada. Só posso recomendar o livro.
      Beijinhos

      Eliminar